NOVO PORTAL DE SERVIÇOS DA RECEITA DESATIVARÁ e-CAC

 

A Receita Federal acaba de anunciar o lançamento de um novo portal que integrará todos os serviços digitais geridos pela Receita Federal. Esse novo ambiente, assim que estiver com todos os serviços integrados, excluirá o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, o e-CAC.

A novidade foi apresentada por meio da Portaria nº 410 e poderá ser acessada no endereço <https://servicos.receitafederal.gov.br>. O ambiente também estará disponível no portal institucional da RFB na Internet, no endereço <https://www.gov.br/receitafederal>.

O novo portal facilitará o acesso dos contribuintes a informações relevantes, como consulta de situação fiscal, emissão de comprovantes e orientações sobre procedimentos tributários.

Com uma interface amigável e intuitiva, o novo portal visa simplificar a experiência dos usuários, promovendo a transparência e a eficiência na prestação dos serviços. Além disso, será possível realizar diversas ações de forma remota, agilizando as demandas e proporcionando maior comodidade aos cidadãos. Por meio dessa plataforma unificada, a Receita Federal busca modernizar sua comunicação e atender de maneira mais eficaz às necessidades da sociedade.

De acordo com o artigo 3º da Portaria nº 410, de 12 de abril, são objetivos do Portal de Serviços da Receita:

I – dar transparência e facilitar o acesso aos serviços digitais disponibilizados pelo Portal;

II – melhorar a experiência dos usuários, por meio da simplificação da navegação em ambiente virtual, tornando-a mais intuitiva; e

III – otimizar a governança sobre os serviços digitais por parte da RFB.

A Portaria, assinada pelo secretário da Receita Robinson Barreirinhas, entrará em vigor no dia 1º de junho de 2024.

 

Fonte: Da Redação do Portal Dedução
Postado por Fatto Consultoria