FABRICANTE DE PC VÊ BONS RESULTADOS APÓS PARCERIAS

O reforço de parcerias com líderes do varejo brasileiro incrementou os negócios de fabricantes de computador no primeiro semestre, a exemplo da brasileira Positivo Informática, que liderou o mercado nacional, com 13,5% de participação depois de fechar acordo com Casas Bahia, Magazine Luiza, Extra e outras bandeiras. A empresa atingiu no segundo trimestre a marca de 520 mil computadores vendidos.
Quem segue essa linha é a taiwanesa Acer, fabricante de desktops e notebooks que também formalizou, com a rede Walmart, a venda de 200 mil notebooks para um festival de tecnologia que a supermercadista fará. O cenário é relevante depois de um primeiro semestre global de baixas de receita por causa do recesso da economia mundial e do impacto causado a fornecedores de peças pelo tsunami no Japão. "Até agora não estamos sentindo os efeitos da crise, as vendas estão pujantes. Retrocedemos dois dígitos no primeiro trimestre para crescer três no segundo", diz Hélio Rotenberg, presidente da Positivo, que passou a líder HP no País.
A liderança da Positivo surge no contexto em que a HP, a maior fabricante de PCs do mundo, anuncia plano de rever sua produção no mercado global, além retirar de linha a produção de tablets (computador tipo prancheta) e smartphones, para enfocar sua atenção no ramo de softwares. Enquanto isso, a Positivo quer reforçar as parcerias e ampliar a atuação internacional, começada na Argentina e que agora envolve planos de seguir também ao Uruguai, em 2012. O projeto visa a construção de uma planta por meio da joint venture formada com a argentina BGH que contará inicialmente com isenção fiscal para a produção de 270 mil notebooks.

Por Bruno de Oliveira
Jornal DCI